terça-feira, 31 de agosto de 2010

Grito d@s Excluíd@s

  Neste 7 de setembro acontecerá mais uma edição do Grito d@s Exluíd@s aqui em Dourados, e o Movimento Poder Popular se fará presente, somando forças à outros setores populares em nossa cidade.
  O MPP, contudo, não têm quaisquer ligações com a "campanha da fraternidade" nem com a tal "semana da consciência política" que outros setores organizam por aqui e reivindicam como criadora de diretrizes ao Grito. Seguimos com nossa proposta de articulação autônoma e horizontal com agrupamentos que aproximam-se de nosso projeto, construindo com estes uma frente, ainda que pequena, de atuação conjunta e esboçando uma plataforma de exigências para servir como ponto de convergência para os setores de luta das classes oprimidas da região.
  Em breve divulgaremos um manifesto que será entregue no dia dos protestos. Abaixo o vídeo do Grito d@s Excluíd@s 2009, aqui em Dourados, em que militantes do MPP estiveram presentes:




domingo, 29 de agosto de 2010

As Plantas Medicinais e o Movimento Poder Popular

  O trabalho com plantas medicinais tem ocupado uma posição de destaque dentro do processo de construção do Movimento Poder Popular, sendo hoje a principal frente de atuação de um dos eixos estratégicos de nosso movimento: a agricultura urbana.
  Conceituamos por agricultura urbana um conjunto de práticas, como o levantamento de hortas, pomares e mesmo hortos de plantas medicinais, nos espaços da cidade, como quintais de casas ou pátios de espaços comunitários e Associações de Moradores. Somamos a isto o entendimento teórico do comunitário como âmbito definitivo da participação política para as classes trabalhadoras e moradoras de áreas periféricas, apontando a autogestão como método e objetivo a ser atingido pela movimentação da comunidade.
  Daí iniciamos um amplo projeto com as plantas medicinais nos bairros onde nosso movimento vem se formando, cujos pontos principais são:
  • A disponibilização do conhecimento sobre as plantas medicinais entre a população, especialmente a classe trabalhadora;
  • O incentivo ao plantio de variedades destas ervas nas casas e espaços comunitários;
  • A capacitação de pessoas para produção de artigos fitoterápicos, como sabonetes, xaropes, extratos, etc., visando tanto o resgate da medicina natural e popular quanto á geração de renda;
  • Fomentar e dar suporte à estruturação de grupos e cooperativas de produção e venda dos fitoterápicos;
  • Possibilitar, através das atividades, o contato e união entre os vizinhos, para uma efetiva articulação comunitária;
  • Lançar bases para a consolidação de uma rede de agricultura urbana solidária nos bairros da periferia de nossa cidade.

  Várias atividades vêm sendo realizadas nos últimos meses, levando adiante e aprofundando esta proposta. Um pouco deste trabalho pode ser conferido na cartilha PLANTAS MEDICINAIS NA SAÚDE DO TRABALHADOR, disponível pra download no link abaixo, onde além de uma introdução ao tema, apresenta receitas de como produzir alguns artigos fitoterápicos. Entrem em contato para saber mais e iniciar este projeto também em seu bairro.




(Grupo de produção de fitoterápicos da Vila Cachoeirinha)



(Oficina na Associação de Moradores da Cohab II)



(Oficina para produção de sabonetes na Associação das Mulheres Indígenas de Dourados)

Nota Pública de Resposta

Está circulando uma tal "Carta aos Movimentos Sociais" em nossa cidade, onde o tal comitê de "defesa popular", vêm à público declarar que os movimentos populares da região firmaram compromisso de apoiar a candidatura de Zeca do PT ao governo do MS, fato calunioso que fazemos questão de esclarecer perante as pessoas que participam e acreditam na proposta de nosso movimento.

Nós, o Movimento Poder Popular, não apoiamos esta sujeira, e acreditamos que o comitê de "defesa popular" deveria citar publicamente os nomes das organizações que declararam seu apoio à esta nefasta cooptação das lutas populares que eles querem fazer. Nós, o MovimentPoder Popular não apoiamos nenhum candidato ou partido eleitoral em suas artimanhas pra ocupar os postos de direção da máquina estatal. Não contem com nosso voto, nem com nosso apoio.

Nós repudiamos esta estratégia rasteira que o comitê de "defesa popular" tem adotado ao não citar as organizações que apóiam esta iniciativa que nos causa, mais que asco e desprezo, profunda vontade de lutar contra esta prática oportunista.

Nós, o MovimentPoder Popular, convocamos nossos militantes, amigos, amigas, companheiros e companheiras pra permanecermos firmes e inquebrantáveis na convicção de que só a luta popular autônoma, através da ação direta, podem permitirmo-nos construir todo um novo mundo. com o qual sonhamos e pelo qual não poupamos sacríficio. Convidamos também outras organizações e grupamentos de nossa gente pra unirem-se nesta outra campanha, não por votos ou pra eleger esse ou aquele político, mas sim uma campanha de fortalecimento dos movimentos sociais de nossa gente, visando à construção do Poder Popular.

NOSSOS SONHOS NÃO CABEM NAS URNAS!
OU SE VOTA COM OS DE CIMA, OU SE LUTA COM OS DE BAIXO!
SÓ A LUTA CONSTRÓI!

MOVIMENTO PODER POPULAR/MPP
poderpopular@bol.com.br

sábado, 28 de agosto de 2010

Fanzine Unidos Jamais Serão Vencidos

O fanzine Unidos Jamais Serão Vencidos é resultado da oficina "Literatura Marginal e Mídia Alternativa" realizada pelo Movimento Poder Popular na Vila Cachoeirinha. A publicação reúne poemas, textos e desenhos das crianças que participaram da atividade.
No link abaixo dá pra fazer download do zine:


http://www.4shared.com/document/kEtyLITJ/Fanzine_Unidos_Jamais_Sero_Ven.html

(Fotos das crianças participantes em uma das oficinas)




Cartilha Origens do 1º de Maio e Princípios e Bases de Acordo do MPP

Clicando no link abaixo dá pra fazer download da cartilha "Cartilha Origens do 1º de Maio e Princípios e Bases de Acordo do MPP". Baixe-a e divulgue entre seus/suas companheir@s.

Princípios e Bases de Acordo do Movimento Poder Popular

A atual organização da sociedade que vivemos é marcada pela desigualdade, pela injustiça, pela opressão e pela exploração dos trabalhadores e moradores da periferia, a maioria da população, em proveito de uma minoria rica e dominante. Em todos os níveis da nossa vida, do local em que moramos ao local de trabalho, estas características enraízam-se e transformam-se num pesado fardo e num árduo obstáculo à satisfação de nossas necessidades e realização de nossos sonhos.
Entendemos que esta situação não será superada nem pela benevolência do governo nem pela caridade da minoria dominante. É a luta popular que se apresenta a nós como o caminho a ser percorrido, como a postura a ser adotada, para que consigamos construir uma outra realidade. Buscamos como nosso horizonte a socialização generalizada dos meios de produção, das riquezas produzidas e do conjunto pleno das decisões políticas.
Vemos com clareza o rearranjo contemporâneo das categorias e funções que os trabalhadores ocupam no processo produtivo, rearranjo este articulado pela e em benefício da classe rica e dominante, e a organização do espaço geográfico de nossa cidade que nos empurra para os subúrbios e áreas periféricas. Sendo assim elegemos nossos bairros, nossa periferia, como o espaço privilegiado para o semear de nossa proposta e a estruturação de nosso movimento.




O que é o Movimento Poder Popular?
É um movimento social comunitário, estruturando-se e existindo pela periferia de Dourados-MS, com caráter autônomo e de luta, que se pauta pelos princípios da ação direta, classismo, democracia direta e orientação revolucionária.
O Movimento Poder Popular atua com a intenção de desenvolver e fortalecer uma rede de resistência e solidariedade nos bairros pobres, convergindo para dentro de si uma série de projetos e mecanismos que vão da formação política à criação artística, do trabalho pedagógico à economia solidária, cujo objetivo maior é a construção do Socialismo, através de um processo de avanço do poder popular e ruptura revolucionária. Para isso manifestamos abertamente nosso desejo de nos configurarmos como parte de um amplo movimento social em escala nacional.
O Movimento Poder Popular foi fundado em Maio de 2009 e têm nesta declaração de princípios não um projeto acabado, mas um alicerce para a edificação e consolidação de um efetivo empoderamento dos bairros da periferia de nossa cidade.




Os princípios que nos guiam


Ação Direta: é a prática política onde os agentes sociais decidem e agem diretamente, sem intermediários, em tudo àquilo que diz respeito ou se relacione com a situação de suas vidas. É um método de combate à burocratização, corrupção e hierarquização dos movimentos sociais. É um primeiro passo no processo de empoderamento do povo trabalhador, garantindo a este povo o protagonismo e o controle dos rumos de suas lutas;


Classismo: é o reconhecimento de que a sociedade é dividida em classes: uma que é rica e poderosa, a classe dominante, e um conjunto de outras classes que são exploradas e oprimidas, o povo pobre e trabalhador. É um posicionamento aberto junto às classes oprimidas, das quais fazemos parte enquanto indivíduos, contra a classe rica, opressora e dominante. É a afirmação da solidariedade integral para com todo o espectro de classes e categorias que formam nosso povo trabalhador.




Democracia Direta: é o método decisório que garante a plena participação de todos os envolvidos, através da análise e do debate amplo e coletivo. É a negação da democracia burguesa representativa, onde profissionais da política tomam para si o poder decisório deixando ao povo apenas a ficção da escolha de seus representantes. É a garantia da horizontalidade interna dos movimentos sociais, trazendo para o foco dos debates toda a gama de indivíduos que compõem os movimentos. É a forma de se possibilitar a participação de grandes grupos de pessoas, através da delegação imperativa e rotativa;




Orientação Revolucionária: é o objetivo de longo prazo a ser alcançado pelo povo pobre, a Revolução Social e socialização generalizada dos meios de produção, das riquezas produzidas e das decisões políticas. É o que nos dá clareza para avançar através de cada pequena conquista ou construção, sem nos deixar perder por caminhos reformistas.


Nossa Organização


Compreendemos que o entendimento e a organização é a única forma de articular, fortalecer e coordenar nossas forças e ações. Por isso o Movimento Poder Popular organiza-se nos bairros da periferia de nossa cidade, convergindo para dentro de si uma série de projetos e mecanismos, em duas instâncias:




Núcleo de Bairro: formado dentro e com o nome do bairro, reúne os indivíduos e iniciativas que residem na localidade. Exemplo: Núcleo CoHab II, Núcleo Cachoeirinha, Núcleo João Paulo II, etc.




Núcleo de Trabalho: formado dentro do Núcleo de Bairro, reúne os indivíduos que atuam dentro de um projeto específico. Exemplo: Núcleo Agricultura Urbana, Núcleo Contra-Cultura, Núcleo Formação Política, etc.


Como instâncias decisórias gerais firmam-se:




Assembléia Geral de Núcleos: que é formada por todos os núcleos ligados ao Movimento Poder Popular na cidade, e reúne-se de forma extraordinária sempre que houver a demanda e a convocação de um Núcleo de Bairro;




Congresso do Movimento Poder Popular: que é formado por todos os núcleos ligados ao Movimento Poder Popular, e deve acontecer de forma ordinária anualmente, sendo que em cada ocasião um Núcleo de Bairro ficará responsável de organizar e receber o evento;
Entendendo que o nosso objetivo de longo prazo, a Revolução Social e a construção da socialização generalizada dos meios de produção, das riquezas produzidas e das decisões políticas, não será um fenômeno conquistado por nosso movimento de forma isolada, o Movimento Poder Popular busca, agora e abertamente, a sua configuração como parte integrante de um amplo movimento social organizado nacionalmente, com laços fraternos com o povo trabalhador de outros países, que tenha como princípios e objetivos os mesmos que reivindicamos no presente documento. Só assim, acreditamos, poderemos empreender de forma eficaz a batalha à qual nos propomos.


Bases de Acordo


1 - Caráter, Princípios e Objetivos
O Movimento Poder Popular é um movimento social comunitário, estruturando-se e existindo pela periferia de Dourados-MS, com caráter autônomo e de luta, que se pauta pelos princípios da ação direta, classismo, democracia direta e orientação revolucionária;
O Movimento Poder Popular atua com a intenção de desenvolver e fortalecer uma rede de resistência e solidariedade nos bairros pobres, convergindo para dentro de si uma série de projetos e mecanismos que vão da formação política à criação artística, do trabalho pedagógico à economia solidária;
O Movimento Poder Popular busca, agora e abertamente, a sua configuração como parte integrante de um amplo movimento social organizado nacionalmente, com laços fraternos com o povo trabalhador de outros países;
O Movimento Poder Popular tem como objetivo de longo prazo a Revolução Social e a construção da socialização generalizada dos meios de produção, das riquezas produzidas e das decisões políticas.


2 – Composição
O Movimento Poder Popular é um movimento social comunitário que pode ser composto por:
Mulheres, homens, jovens, idosos e crianças que residam nos bairros da periferia de nossa cidade;


Grupos e tendências que atuem em associações de moradores, grêmios escolares, clubes e outros espaços nos bairros da periferia de nossa cidade;


Grupos e atividades de cunho pedagógico, artístico e/ou formador que atuem nos bairros da periferia de nossa cidade;


Grupos e iniciativas de caráter reivindicativo que lutem por melhorias das condições de vida nos bairros da periferia de nossa cidade;


Alternativas e propostas de auto-sustento, geração de renda e economia solidária;


Indivíduos que tenham afinidade com nossa proposta;






3 – Critérios para ingresso e/ou formação de núcleos



Ingresso de indivíduos no Movimento Poder Popular:
Apresentação de uma carta de intenções pessoal, escrita ou falada, perante reunião do Núcleo de Bairro em que deseja ingressar;


Aceitação consensual dos membros que já participam do Núcleo de Bairro em que está sendo solicitada adesão;


Formação de Núcleos de Trabalho:
Apresentação de uma carta de intenções e do projeto para o Núcleo de Bairro onde a atividade será realizada;


Aceitação consensual do conjunto de membros que participam do Núcleo de Bairro em que o Núcleo de Trabalho será formado;


Formação de Núcleos de Bairro:
Apresentação de uma carta de intenções para o conjunto dos Núcleos de Bairro já existentes;


Aceitação consensual do conjunto de Núcleos de Bairro já existentes, através de plenária da Assembléia Geral de Núcleos,






4 – Instâncias


Núcleo de Bairro: formado dentro e com o nome do bairro, reúne os indivíduos e iniciativas que residem na localidade. Exemplo: Núcleo CoHab II, Núcleo Cachoeirinha, Núcleo João Paulo II, etc.


Núcleo de Trabalho: formado dentro do Núcleo de Bairro, reúne os indivíduos que atuam dentro de um projeto específico. Exemplo: Núcleo Agricultura Urbana, Núcleo Contra-Cultura, Núcleo Formação Política, etc.


Assembléia Geral de Núcleos: é formada por todos os núcleos ligados ao Movimento Poder Popular na cidade, e reúne-se de forma extraordinária sempre que houver a demanda e/ou a convocação de um dos Núcleos de Bairro;


Congresso do Movimento Poder Popular: é formado por todos os núcleos ligados ao Movimento Poder Popular, e deve acontecer de forma ordinária anualmente, sendo que em cada ocasião um Núcleo de Bairro ficará responsável de organizar e receber o evento;

5 - Método Decisório

O método decisório do Movimento Poder Popular é fiel ao princípio da democracia direta garantindo a unidade na ação. Todas as decisões serão tomadas por consenso, nos casos onde isso não ocorrer realiza-se votação por maioria. A posição da minoria deve ser registrada para avaliação posterior.


6 –Simbologia
O Movimento Poder Popular tem como símbolos as cores vermelho e preto e o slogan “Nem político, nem patrão!”. Todavia uma bandeira e simbologia definitivas devem ser escolhidas na ocasião da realização de seu I Congresso e da sua adesão a um amplo movimento social organizado nacionalmente, com laços fraternos com o povo trabalhador de outros países, que tenha como princípios e objetivos os mesmos que reivindicamos no presente documento.