terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Nota pública de relato sobre o IX Encontro Latino Americano de Organizações Populares Autônomas/ELAOPA

  Nos dias 22, 23 e 24 de janeiro aconteceu a nona edição do Encontro Latino Americano de Organizações Populares Autônomas/ELAOPA, no Centro de Formação Campo Cidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/MST em Jarinú/SP. Reunindo militantes de dezenas de movimentos e organizações populares de vários países da América Latina o ELAOPA vem para aprofundar espaços de diálogo e coordenação dentro do campo popular autônomo em nosso continente. O Movimento Poder Popular/MPP esteve presente com duas pessoas delegadas.
  A dinâmica do evento deu-se com a constituição de comissões por áreas de atuação, onde o Movimento Poder Popular/MPP participou das comissões Comunitária e Luta pela Terra/Questão Agrária, em que ocorreram exposições das conjunturas relativas aos movimentos presentes e muita troca de experiências. Todas as comissões elaboraram relatórios de apontamentos para atuação no próximo período e que, em breve, devem estar disponibilizados em um documento para divulgação. Como eixo temático transversal foi realizado debates sobre o Plano IIRSA/Iniciativa para Integração da Infra-estrutura Regional Sul Americana, mega programa firmado pelo governo de 12 países que visa, através de todo um leque de obras nos serviços de base destes países, promover o neoliberalismo na América do Sul, criando o que eles chamam de “bloco competitivo” para atuar no mercado mundial, trazendo conseqüências desastrosas para as classes trabalhadoras, comunidades tradicionais e meio ambiente. Foi demonstrado como estas políticas vêm sendo levadas a cabo em diferentes regiões do continente, além de falas sobre as lutas que já vem sendo travadas pelas populações que estão sofrendo diretamente com este rearranjo estrutural na América do Sul. Todas as comissões trataram do Plano IIRSA em seus eixos específicos.
  Neste contexto a delegação do Movimento Poder Popular/MPP assumiu os seguintes compromissos:
  • Divulgar as propostas e práticas do ELAOPA e das organizações participantes aqui no Mato Grosso do Sul;
  • Contribuir para a construção de uma rede de informações entre as organizações populares autônomas da América Latina;
  • Estimular o debate e a luta contra as conseqüências do PLANO IIRSA no Mato Grosso do Sul;
    Para mais informações sobre o ELAOPA: www.elaopa.org
  Para informações sobre atividades do Movimento Poder Popular/MPP relacionadas ao ELAOPA e a luta contra o Plano IIRSA: poderpopular@bol.com.br