domingo, 29 de agosto de 2010

As Plantas Medicinais e o Movimento Poder Popular

  O trabalho com plantas medicinais tem ocupado uma posição de destaque dentro do processo de construção do Movimento Poder Popular, sendo hoje a principal frente de atuação de um dos eixos estratégicos de nosso movimento: a agricultura urbana.
  Conceituamos por agricultura urbana um conjunto de práticas, como o levantamento de hortas, pomares e mesmo hortos de plantas medicinais, nos espaços da cidade, como quintais de casas ou pátios de espaços comunitários e Associações de Moradores. Somamos a isto o entendimento teórico do comunitário como âmbito definitivo da participação política para as classes trabalhadoras e moradoras de áreas periféricas, apontando a autogestão como método e objetivo a ser atingido pela movimentação da comunidade.
  Daí iniciamos um amplo projeto com as plantas medicinais nos bairros onde nosso movimento vem se formando, cujos pontos principais são:
  • A disponibilização do conhecimento sobre as plantas medicinais entre a população, especialmente a classe trabalhadora;
  • O incentivo ao plantio de variedades destas ervas nas casas e espaços comunitários;
  • A capacitação de pessoas para produção de artigos fitoterápicos, como sabonetes, xaropes, extratos, etc., visando tanto o resgate da medicina natural e popular quanto á geração de renda;
  • Fomentar e dar suporte à estruturação de grupos e cooperativas de produção e venda dos fitoterápicos;
  • Possibilitar, através das atividades, o contato e união entre os vizinhos, para uma efetiva articulação comunitária;
  • Lançar bases para a consolidação de uma rede de agricultura urbana solidária nos bairros da periferia de nossa cidade.

  Várias atividades vêm sendo realizadas nos últimos meses, levando adiante e aprofundando esta proposta. Um pouco deste trabalho pode ser conferido na cartilha PLANTAS MEDICINAIS NA SAÚDE DO TRABALHADOR, disponível pra download no link abaixo, onde além de uma introdução ao tema, apresenta receitas de como produzir alguns artigos fitoterápicos. Entrem em contato para saber mais e iniciar este projeto também em seu bairro.




(Grupo de produção de fitoterápicos da Vila Cachoeirinha)



(Oficina na Associação de Moradores da Cohab II)



(Oficina para produção de sabonetes na Associação das Mulheres Indígenas de Dourados)